Pages

quarta-feira, março 04, 2009

A Lei da atração e repulsão

Muitas vezes parece que quando passamos por momentos difíceis, as coisas pioram como se a situação negativa atraisse mais coisas negativas.

E basta que alguma coisa boa acontecer para que o restante das coisas melhorem rapidamente.

Parece que independente se estamos em uma situação boa ou ruim, as coisas sempre mudarão e o centro dessa mudança sempre é caótico, rápido e forte.


Isso me faz lembrar e relacionar a um fenômeno atmosférico.


A atmosfera terrestre é regida pelo movimento do ar, causado pela diferença entre o ar aquecido pelo sol e o ar resfriado pelos pólos ou pelas altas altitudes. As massas aquecidas de ar são chamadas de "regiões de baixa pressão" porque as moléculas aquecidas de ar, tendem a se espandir e tornar essa massa de ar menos densa.


Esse fenômeno provoca a atração das masssas de ar resfriado, denominadas de "regiões de alta pressão", isto porque o ar aquecido é empurrado de onde está e para cima pelo ar frio.




O ar move-se sempre das regiões de alta pressão para as regiões de baixa pressão, procurando atingir o equilibrio. No entanto, devido devido às forças de inércia causadas pela rotação da Terra (nomeadamente a força de Coriolis) o ar não se desloca em linha reta. Consequentemente, os ventos formam uma espiral: para dentro e para cima nos sistemas de baixa pressão, para baixo e para fora nos sistemas de alta pressão.


Sempre que um centro de alta pressão encontra um centro de baixa pressão, a atmosfera se transforma caóticamente e se o tamanho de cada centro for grande maior serão as consequências.



As chuvas, os temporais, os vendavais, os tufões, furacões, ciclones e outros ventos fortes são o ápice deste encontro. Tudo se transforma, tudo sofre dentro dessa torrente.




Voltando à nossa vida e as situações em que passamos, esse fenômeno pode ocorrer e o meio dele é sempre sofrível, caótico e parece que a tempestade não irá passar.


Mas, a bonança vem (que nada mais é que o intervalo entre uma chuva e outra). Nem sempre a chuva é forte, nem sempre é uma garoa, nem sempre troveja e nem sempre caem granizos.


Navegamos em mares calmos e lá à frente uma tempestade se forma e mal temos tempo de desviar dela.




Ou um simples "guarda-chuva" resolve o problema e passamos por problemas tranquilamente.




O arco-íris é prenúncio de que a tempestade está no final e o sol quer retomar seu domínio.


A tempestade também traz coisas boas e nem sempre o tempo bom é sinal de prosperidade.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin